quarta-feira, 3 de junho de 2009

ORIENTAÇÕES PARA O TRABALHO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Comunicação Empresarial I

Professor Saulo César da Silva


O trabalho semestral do curso de Administração de Empresas da disciplina de Comunicação Empresarial I teve como proposta o seguinte tema:

BLOG: UM NOVO CANAL DE COMUNICAÇÃO NA ERA DIGITAL

OBJETIVO

Instrumentalizar o aluno de Administração para construir canais de comunicação que proporcionem feedback entre empresa e clientes.

CONTEÚDO ESPECÍFICO

elementos do processo de comunicação e interação, feedback, público-alvo e niveis de linguagem.

PROPOSTA DE TRABALHO

Organização Geral

O trabalho estará organizado em dois momentos

1. Escrito
2. Expositivo.

O trabalho escrito se dividirá em três etapas

1ª. Plano de Trabalho

2ª. Parte escrita: desenvolvimento do conteúdo proposto que terá como fundamentos o livro: Blogs corporativos e algumas leituras complementares.

Questões do conteúdo

Qual é o nome do seu blog? Justifique a sua escolha.
Qual é o público-alvo? Dê o perfil sócioeconômico.
Escreva o editorial do blog.
Por que o blog é considerado um novo canal de relacionamento entre a empresa e o cliente? Faça um comentário a esse respeito.
Esse trabalho foi importante para o grupo? Por quê?

Padrão para entrega

Capa, folha de rosto, conteúdo, bibliografia, anexos, contracapa
(dentro dos padrões das adaptações da ABNT).


3ª. Parte expositiva: apresentação do blog criado pelo grupo

ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS

1ª. Cada grupo deverá criar um blog onde serão discutidos diferentes assuntos, porém relacionados de certa forma com a área administrativa e econômica.
2ª. A organização geral deverá ter:
Uma breve descrição para o leitor desse blog (em forma de editorial)

Uma breve descrição da equipe editorial (se possível com foto)

c. Um nome fantasia para o blog (podendo ser o nome do grupo)
d. Postagens (incialmente, um mínimo de 05)
e. Links de outros blogs e sites de interesse do leitor.

A escolha do provedor ficará sob a responsabilidade de cada grupo.
Sugestão do professor: blogspot.com

Cada grupo deverá:

1º. Comentar as questões de 01 a 05 (em slides de PPT);

2º. Abrir o link do seu blog e apresentá-lo para a sala.

Bibliografia

1. MATOS, Gustavo. Comunicação empresarial sem complicação.São Paulo: Manole, 2008.

2. TERRA, Carolina Frazon. Blogs corporativos: modismo ou tendência? São Paulo: Difusão, 2008.