Comunicação Empresarial I
Professor Saulo César da Silva
O trabalho semestral do curso de Administração de Empresas da disciplina de Comunicação Empresarial I teve como proposta o seguinte tema:
BLOG: UM NOVO CANAL DE COMUNICAÇÃO NA ERA DIGITAL
OBJETIVO
Instrumentalizar o aluno de Administração para construir canais de comunicação que proporcionem feedback entre empresa e clientes.
CONTEÚDO ESPECÍFICO
elementos do processo de comunicação e interação, feedback, público-alvo e niveis de linguagem.
PROPOSTA DE TRABALHO
Organização Geral
O trabalho estará organizado em dois momentos
1. Escrito
2. Expositivo.
O trabalho escrito se dividirá em três etapas
1ª. Plano de Trabalho
2ª. Parte escrita: desenvolvimento do conteúdo proposto que terá como fundamentos o livro: Blogs corporativos e algumas leituras complementares.
Questões do conteúdo
Qual é o nome do seu blog? Justifique a sua escolha.
Qual é o público-alvo? Dê o perfil sócioeconômico.
Escreva o editorial do blog.
Por que o blog é considerado um novo canal de relacionamento entre a empresa e o cliente? Faça um comentário a esse respeito.
Esse trabalho foi importante para o grupo? Por quê?
Padrão para entrega
Capa, folha de rosto, conteúdo, bibliografia, anexos, contracapa
(dentro dos padrões das adaptações da ABNT).
3ª. Parte expositiva: apresentação do blog criado pelo grupo
ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS
1ª. Cada grupo deverá criar um blog onde serão discutidos diferentes assuntos, porém relacionados de certa forma com a área administrativa e econômica.
2ª. A organização geral deverá ter:
Uma breve descrição para o leitor desse blog (em forma de editorial)
Uma breve descrição da equipe editorial (se possível com foto)
c. Um nome fantasia para o blog (podendo ser o nome do grupo)
d. Postagens (incialmente, um mínimo de 05)
e. Links de outros blogs e sites de interesse do leitor.
A escolha do provedor ficará sob a responsabilidade de cada grupo.
Sugestão do professor: blogspot.com
Cada grupo deverá:
1º. Comentar as questões de 01 a 05 (em slides de PPT);
2º. Abrir o link do seu blog e apresentá-lo para a sala.
Bibliografia
1. MATOS, Gustavo. Comunicação empresarial sem complicação.São Paulo: Manole, 2008.
2. TERRA, Carolina Frazon. Blogs corporativos: modismo ou tendência? São Paulo: Difusão, 2008.