quarta-feira, 3 de junho de 2009

ORIENTAÇÕES PARA O TRABALHO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Língua Portuguesa I

Professor Saulo César da Silva

O trabalho semestral do curso de Comunicação Social da disciplina de Língua Portuguesa I teve como proposta o seguinte tema:

O uso do blog como instrumento de comunicação em Língua Portuguesa

OBJETIVO

Instrumentalizar o aluno de Comunicação Social para redigir textos dissertativos, empregando as normas gramaticais e as funções de linguagem adequadas aos editoriais.

CONTEÚDO ESPECÍFICO

Organização textual, o uso das funções de linguagem expressiva e referencial, elementos coesivos.

PROPOSTA DE TRABALHO

O trabalho estará dividido em dois momentos:

•1. Escrito
•2. Expositivo.

ESTRUTURA GERAL

•Plano de Trabalho

•Conteúdo: questões para serem resolvidas, tomando-se por base o estudo das funções da linguagem, capítulo 02 do livro: Comunicação em íngua Portuguesa,

Questões

1.O que é um editorial? Dê a definição.
2.Qual é a função de linguagem predominante em um editorial? Justifique a sua resposta.
3.Qual é o nome do seu blog? Justifique a escolha do nome.


Descrição do blog

4.Qual o público-alvo?
5.Quais são os assuntos discutidos no seu blog? Justifique


•Anexos: página principal do blog.
•Storyboard (do vídeo)
•Slides da apresentação.

ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS

•Cada grupo deverá organizar o seu blog em um provedor de sua escolha.
•Sugestão: blogspot.com
•É fundamental que fique claro para o leitor qual é o segmento desse blog. (Por exemplo: esporte, cultura etc...)

Estrutura do blog

•Editorial – escrito e uma interpretação (livre) desse editorial em vídeo (Movie maker ou similar)
•Opções para interação entre leitor e administradores.
•Imagens
•Textos
•Links

Padrão para a entrega do trabalho escrito

Capa, folha de rosto, conteúdo, bibliografia, anexos, contracapa
(dentro dos padrões das adaptações da ABNT).

Bibliografia

1. ANDRADE, Maria Margarida de e MEDEIROS, João Bosco. Comuicação em língua portuguesa. São Paulo: Atlas, 2006.

2. TERRA, Carolina Frazon. Blogs corporativos: modismo ou tendência? São Paulo: Difusão, 2008.